As ações de ensino, extensão, pesquisa e inovação devem possibilitar, especialmente a segmentos e setores tradicionalmente excluídos, a democratização do conhecimento científico e tecnológico e a valorização do conhecimento popular a fim de criar condições favoráveis à inserção e à permanência no trabalho, à geração de trabalho e renda, ao desenvolvimento humano, sustentável e ao exercício da cidadania.
As ações de extensão, pesquisa e inovação devem possibilitar ao estudante da EJA-EPT recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções, inclusive tecnológicas, com base nos conhecimentos das diferentes áreas para sua formação profissional-cidadã e para o bem da comunidade.
Serão asseguradas, no mínimo, 5% da carga horária total do curso em ações curricularizadas de extensão, de pesquisa e inovação, prioritariamente para áreas de grande pertinência social e ambiental.
Desta forma, no curso EJA articulada à qualificação profissional em Auxiliar Administrativo se utilizará as ações estratégicas descritas no Art. 23 da Resolução 10/2020, CONSUPER, da seguinte forma:
I- Desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão em parte da carga horária nos componentes curriculares: Projeto Integrador II e III (10 horas e 5 horas, respectivamente);
II- Componente específico: Projeto Integrador I (60h).
As ações estratégicas de curricularização de pesquisa e extensão procura experienciar os aprendizados dos estudantes através da articulação com a sociedade, visando a aplicação prática do conhecimento.
No presente PPC são previstas 75 horas de ações de pesquisa e extensão, sendo 60 horas no primeiro semestre Projeto Integrador I como componente específico, dez (10) horas no Projeto Integrador II e cinco (5) horas nos componentes curriculares do Projeto Integrador III.